Blog

« Voltar

21/02/2017 | Por

Como saber qual extintor usar em caso de emergência.

Na hora de uma emergência é difícil manter a calma, mas devemos levar algumas informações em consideração em caso de início de incêndio. Por incrível que pareça, a água não soluciona todos os tipos de incêndio, podendo até agravar a situação. A primeira característica que temos que identificar é a causa do incêndio e em qual dessas classes ela se enquadra, para a partir daí tomarmos a melhor providência.

Os incêndios são classificados basicamente em 4 tipos:

Classe A: são aqueles em que o foco são materiais de fácil combustão e que deixam resíduos, como papel, tecidos, madeiras, entre outros.

Classe B: são dessa categoria os incêndios causados por materiais inflamáveis que não deixam resíduos, como óleo, graxa, verniz, tinta e gasolina.

Classe C: quando ocorre em equipamentos elétricos energizados, por exemplo: computadores, fios, motores, quadro de distribuição, transformadores, entre outros.

Classe D: quando acontece com elementos que se inflamam espontaneamente quando em contato com o ar, por exemplo: titânio, magnésio e zircônio.

Agora que sabemos classificar os tipos de incêndio, é importante saber como controlá-los.

Para os incêndios de classe A (papel, tecido, madeira, etc.) é recomendado o uso de extintores com água pressurizada. Para os de classe B (óleo, tinta, gasolina, etc.), é indicado o uso do extintor com pó químico. Esse mesmo extintor também pode ser usado para tipos de classe C (computadores, motores, fios, quadro elétrico, etc.), outra alternativa também para essa classe é o extintor de gás carbônico.

Por último, mas não menos importante, para os incêndios da classe D (titânio, magnésio e zircônio) é recomendado o uso de um extintor de pó químico especial.

No rótulo de cada tipo de extintor tem as informações necessárias para o manuseio e a indicação para o tipo de incêndio sinalizadas por imagens ilustrativas. Lembre-se: em caso de emergência mantenha sempre a calma, analise a situação e use o extintor mais indicado. Segurança em primeiro lugar!

Compartilhe:

« Voltar

Desenvolvido por Increatives Increatives

Mangueiras de Incêndio